sexta-feira, março 26, 2010

26 de março: Aniversário do primeiro recorde Mundial de Adhemar Ferreira da Silva



Dois recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva ficaram eternizados no manto do São Paulo futebol Clube.
As duas estrelas amarelas do distintivo do tricolor paulista representam dois recordes mundiais de Adhemar.  
                                                                                                                                                
A primeira foi ouro no salto triplo em dois jogos olímpicos seguidos,  Helsinque (1952) e a segunda em Melbourne (1956).
Em Helsinque ele bateu o recorde mundial 4 vezes em seis tentativas.
Suas marcas foram 16 metros e 22 centímetros na Olimpíada de Helsinque (1952) e 16 metros e 33 centimentros no Pan da Cidade do México (1955).
A velha tradição do futebol, a volta olímpica, tem origem em Adhemar.                                             O público, delirante, o fez dar uma volta completa na pista de atletismo para que pudesse ser ovacionado de pé por todo estádio. Desde então, os campeões do futebol têm por costume dar uma volta ao redor do campo para celebrar um título.

Ficha Técnica
Nome: Adhemar Ferreira da Silva
Data de nascimento: 29 de setembro de 1927
Local: São Paulo (SP)
Principais Resultados:
. Bicampeão olímpico (Helsinque/52 e Melbourne/56)
. Tricampeão pan-americano (Buenos Aires/51, México/55 e Chicago/59)
. Bicampeão entre universidades (Dortmund/53 e San Sebastian/55)
. Pentacampeão sul-americano
. Hexacampeão brasileiro
. Decacampeão paulista
. Pentacampeão carioca
Participações olímpicas: Londres/48, Helsinque/ 52, Melbourne/56 e Roma/60


Ao lado deste gigante do atletismo, existiu um Adhemar que poucos conhecem. Ele completou a Escola Técnica de Belas Artes em São Paulo, tornando-se escultor, fez Educação Física na Escola do Exército, Direito na Universidade do Brasil e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Casper Libero. Falava fluentemente inglês, alemão, italiano e espanhol. Por estas qualidades, foi Adido Cultural na Embaixada Brasileira em Lagos, na Nigéria, entre os anos de 1964 e 1967. 
Em 1956, participou como ator da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, e no posterior filme de produção franco-italiana que acabou ganhando o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Até o ano de 2000, trabalhou para o Estado de São Paulo, sempre no setor de esportes, inclusive na organização do Gran Prix de Atletismo. Em 1996, ele se tornaria coordenador da área de esportes da Faculdade de Santana em São Paulo.
Adhemar Ferreira da Silva faleceu em 12 de janeiro de 2001, aos 73 anos, vítima de parada cardíaca.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário