Diretores e técnico chegaram a um consenso pela não renovação do contrato
Em reunião na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento do clube, o presidente Juvenal Juvêncio, o vice de Futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, o diretor de Futebol, João Paulo de Jesus Lopes, junto com o técnico Ricardo Gomes chegaram a um consenso pela não renovação do contrato do treinador, que se encerrou com a participação do clube na Copa Libertadores da América.
Durante a reunião, o presidente Juvenal Juvêncio teceu elogios a Ricardo Gomes. "Houve um consenso entre as partes que a melhor solução para o clube neste momento é essa. Sua passagem pelo São Paulo foi digna, de muito trabalho e respeito. Ele é um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, mas o futebol tem seus momentos e achamos que ao término de seu contrato a melhor saída para ambos seria essa", afirmou o presidente são-paulino. "Desejamos, claro, boa sorte em sua carreira. Ele é jovem e competente e continuaremos acompanhando seu trabalho", observou.
Ricardo Gomes chegou ao São Paulo no ano passado, após a saída do então técnico Muricy Ramalho. Sua estreia foi diante do Náutico, no Morumbi, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o volante Hernanes e o zagueiro Jean Rolt marcaram os gols do triunfo.
No Brasileirão daquele ano, Ricardo tirou o São Paulo da 16ª colocação e fez o time brigar pelo título até a última rodada. A equipe acabou ficando com a terceira colocação no Nacional, garantindo pela sétima vez consecutiva uma vaga na Libertadores. Neste ano, o Tricolor chegou nas semifinais do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores.
Ao todo, Ricardo Gomes comandou o São Paulo em 73 jogos, obtendo 38 vitórias, 15 empates e 20 derrotas - um aproveitamento de 60%. O Tricolor foi o 11º primeiro clube de sua carreira. Antes, ele já havia treinado o PSG-FRA, Vitória-BA, Sport, Guarani, Coritiba, Juventude, Fluminense, Flamengo, Bordeaux-FRA e Mônaco, além da seleção sub-23.
Na partida do próximo domingo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time será dirigido por Milton Cruz.
Tricolor cauteloso em relação ao novo treinador
No próximo domingo, Milton Cruz comandará a equipe diante do Atlético-PR, na Arena
Depois de anunciar a saída do técnico Ricardo Gomes, a diretoria do São Paulo concedeu uma rápida coletiva nesta sexta-feira à tarde, no CT da Barra Funda. O vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva e o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes estiveram presentes.
Mesmo sem um nome para ocupar o cargo de Ricardo Gomes, a diretoria são-paulina admite não ter pressa para achar um novo treinador. No próximo domingo, na Arena da Baixada, Milton Cruz comandará a equipe diante do Atlético Paranaense.
"Temos a ideia e pretensão de fazer a escolha com cuidado. O Milton vai dirigir o time no domingo. As coisas podem acontecer imediatamente ou não. Tem de ser um técnico compatível com a experiência do São Paulo", disse Leco.
"Pode ser experiente ou não, mas queremos que seja para suportar toda a estrutura de trabalho. Isso tem um gama de variação grande. Vamos ver em referências de coisas que achamos importantes", completou o vice-presidente de futebol do São Paulo.
Ainda durante o anúncio, o diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, fez questão de reiterar os elogios a Ricardo Gomes. Segundo ele, o tempo que o comandante passou no clube não merece nenhum tipo de questionamento.
"Não podemos deixar de louvar o trabalho do Ricardo. Não tem nenhum questionamento em relação a isso", ressaltou João Paulo.
"Foi um período valioso e deixo uma grande casa"
Ricardo Gomes sai de cabeça erguida depois de boas campanhas à frente do São Paulo
Ricardo Gomes assumiu o time em junho de 2009 com o São Paulo na 16ª posição e levou a equipe na disputa pelo título do Brasileiro até última rodada. Fechou a competição em terceiro lugar, com a vaga para a Libertadores garantida pela sétima vez seguida ao clube. No Paulistão também chegou perto, até às semifinais, assim como na Libertadores da América. O São Paulo "bateu na trave" com Gomes no comando, mas teve um trabalho valioso, segundo o próprio treinador.
"Foi um período valioso [13 meses]. Faltou o título. Chegamos muito perto nas duas prioridades [Brasileiro e Libertadores] e também fomos bem no Paulista. O trabalho foi muito positivo no São Paulo, com a colaboração de todos no clube", avaliou.
Em seu último dia no Tricolor, Ricardo Gomes chegou na hora do almoço, se encontrou com Milton Cruz e Carlinhos Neves antes de se reunir com os dirigentes. Estava tranquilo, procurando levantar a cabeça após a eliminação. Não fez discurso aos jogadores, mas foi cumprimentado por todos, um por um, no CT tricolor.
Ele deixa a equipe com duas vitórias seguidas e confiando que o Tricolor vai brigar pelo título brasileiro. "O time está forte, terminou o semestre bem antes da Copa, mas não foi bem depois. Porém, já se recuperou e vem de duas vitórias em jogos importantes. O São Paulo vai brigar pelo título brasileiro mais uma vez", afirma.
Gomes leva consigo inúmeros amigos que fez no clube, desde os dirigentes que não cansam de elogiá-lo, até funcionários, comissão e jogadores. "As lembranças daqui serão as melhores possíveis. Deixo amigos, uma bela casa, organizada, ótimo clube pra trabalhar. Certamente encontrarei muita gente daqui nos caminhos do futebol."
O último recado de Ricardo Gomes foi para a torcida do São Paulo. "Tenho que ressaltar o papel da torcida nesse período, especialmente ontem [contra o Inter] que deu um show. Nem sempre conseguimos fazer nosso melhor, mas quando fizemos ela jogou junto. Foi assim no Brasileiro do ano passado levando o time até o fim com chances de título, como também neste ano. A relação entre time e torcida é muito importante e no São Paulo é muito forte."
O goleiro Rogério Ceni fez questão de dar um abraço no amigo e ex-treinador Ricardo Gomes
Volante Wellington, que se recupera de lesão, se despediu de Ricardo. Garoto teve boas oportunidades com o treinador
Nenhum comentário:
Postar um comentário